Notícias



Zona Euro viu produção industrial subir 2% em novembro. Portugal abranda
JORNAL DE NEGÓCIOS


A produção industrial na Zona Euro e na União Europeia subiu 2% em novembro de 2022 quando comparado com o mesmo período do ano anterior, divulgou esta sexta-feira o Eurostat.

Já face ao mês anterior, outubro, este indicador avançou 1% na Zona Euro e 0,9% na UE.Isto depois de em outubro ter diminuído 1,9% tanto no conjunto dos países da Zona Euro como do bloco europeu.
No espaço de um mês, a produção de bens capital cresceu 1% na Zona Euro, a produção de bens intermediários avançou 0,8% e a de bens de consumo duradouros subiu 0,4%. Já a produção de energia recuou 0,9% e a de bens de consumo não duradouros recuou 1,3%.
No conjunto da União Europeia, os maiores aumentos num mês registaram-se na Irlanda (6,4%), no Luxemburgo (5%) e em Malta (4,6%). Já as maiores descidas foram observadas na Estónia (-3,7%), na Suécia (-3,3%) e na Croácia (-1,9%)", detalha o instituto europeu de estatísticas. Já em termos anuais, a Irlanda continua à frente, com um crescimento de 34,9%, seguida pela Malta e Dinamarca, com uma subida de 15,5% e 9,3%, respetivamente.

Em Portugal, a produção industrial acelerou 3,7% em novembro face a outubro de 2022, mas desacelerou0,3% face ao mesmo mês do ano anterior.