Notícias



Economia portuguesa cresceu 6,7% em 2022
Jornal Económico


A economia portuguesa cresceu 6,7% no ano de 2022, revelam os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este é o maior crescimento registado desde 1987.

O melhor número de sempre, ainda que abaixo das perspetivas do Governo (6,8%), observou-se “após um aumento de 5,5% em 2021 e que se seguiu à diminuição histórica de 8,3% em 2020, na sequência dos efeitos adversos da pandemia na atividade económica”.

“A procura interna apresentou um contributo positivo expressivo para a variação anual do PIB mas inferior ao observado no ano anterior, verificando-se uma aceleração do consumo privado e um abrandamento do investimento”, indica o gabinete estatístico.

Por sua vez, também o contributo da procura externa foi positivo no ano em análise, depois de ter sido negativo em 2021. A positividade deveu-se à aceleração em volume das exportações de bens e serviços e uma desaceleração das importações.

Numa análise mais detalhada do último trimestre do ano, o PIB verificou uma variação homóloga de 3,1%, quando no terceiro trimestre se tinha fixado nos 4,9%. Esta desaceleração deveu-se a um menor consumo privado e a uma redução do investimento, enquanto que “o contributo positivo da procura externa líquida também diminuiu, tendo as exportações de bens e serviços em volume desacelerado mais intensamente que as importações”.

“No quarto trimestre de 2022, observou-se uma perda dos termos de troca em termos homólogos, mas menos intensa que as perdas observados desde o segundo trimestre de 2021, em resultado da desaceleração mais pronunciada do deflator das importações que o das exportações”, escreve o INE.