Notícias



Reino Unido ultrapassa Espanha e já é o principal mercado emissor de turistas para Cascais
PUBLITURIS


No ano passado, Cascais recebeu 491.241 de turistas e registou um total de 1.181.877 dormidas, números que traduzem uma recuperação face ao período pré-pandemia e que evidenciam um forte crescimento do mercado do Reino Unido que, segundo comunicado do Turismo de Cascais, já ultrapassou Espanha, tornando-se no “mercado estrangeiro mais interessado em Cascais”.

De acordo com o Turismo de Cascais, o Reino Unido foi responsável por 125.028 dormidas no destino no ano passado, número que permitiu ultrapassar Espanha como o principal mercado externo emissor de turistas para Cascais, que “tradicionalmente ocupava o lugar de principal mercado emissor de hóspedes estrangeiros”.

O Turismo de Cascais destaca também que, em 2022, os estabelecimentos de alojamento turístico do destino apresentaram um crescimento de 18,3% no preço médio por quarto ocupado, que se fixou nos 133,8 euros, o que traduz um aumento de 21% face ao período pré-pandémico.

A subir no ano passado esteve também o RevPAR, que apresentou um “desempenho notável” e registou um aumento de 18% comparativamente a 2019, que tinha sido o melhor ano de sempre para o turismo em Cascais.

No golfe, o balanço de 2022 é também positivo, uma vez que foram contabilizadas 215.805 voltas de golfe, o que corresponde a um crescimento de 21% relativamente a 2019, com os turistas britânicos a assumirem-se também como os que representaram a maior fatia de estrangeiros, seguidos dos alemães, que ocuparam a segunda posição.

“O turismo foi, como sabemos, um dos setores mais afetados pela pandemia e encontra-se ainda em fase de recuperação. Estamos entusiasmados com o crescimento da atividade turística em Cascais, em 2022, e otimistas no que concerne a 2023, no entanto, não podemos deixar de considerar que ainda vivemos um período de incerteza, provocado pela situação da guerra no leste da Europa e pela subida acentuada da inflação e das taxas de juro”, afirma Bernardo Corrêa de Barros, presidente da Associação Turismo de Cascais.

As perspectivas do Turismo de Cascais para 2023 são igualmente positivas e, segundo o comunicado divulgado pela associação, “seguem a linha de recuperação registada com a normalização da pandemia”.

“O aumento do número de turistas e da ocupação que verificamos prova a capacidade do concelho em proporcionar uma experiência diferenciadora, segura e memorável a todos os que o visitam. Em 2023, com o intuito de liderarmos no que diz respeito à inovação, prevemos continuar a apostar na digitalização da oferta, mantendo-nos na vanguarda do que se designa hoje porSmart Tourism”, acrescenta Bernardo Corrêa de Barros.

Uma das novidades previstas para 2023 diz respeito ao golfe e consiste no lançamento do Golf Passport by Cascais, que vai facilitar a reserva de pacotes de golfe ao melhor preço, estando ainda prevista a realização da iniciativa Cascais Virtual & Marketeplace, que vai consistir numa mostra da oferta regional em realidade virtual.

“O Turismo de Cascais entra, assim, no novo ano com a certeza de estar no caminho certo para a consolidação do seu posicionamento como um dos destinos mais procurados em Portugal”, conclui o Turismo de Cascais, destacando ainda os vários prémios e distinções que têm sido atribuídos ao destino.