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IV Convenção ARAC: “É tão importante a mobilidade aérea como é a terrestre”
AMBITUR


NaIV Convenção da Associação Nacional dos Locadores de Veículos(ARAC),Pedro Machado,presidente do Turismo Centro de Portugal, ressalvou alguns tópicos discutidos ao longo do dia 31 de março, no Mosteiro de Alcobaça. A questão da mobilidade foi, contudo, o que sobressaiu, lembrando o responsável da necessidade de se investir na mobilidade terrestre.

A afirmação veio no seguimento da questão colocada pela moderadora Rosália Amorim, diretora do Diário de Notícias, aos vários intervenientes do primeiro painel de debate na convenção: como pode ser implementado o novo aeroporto de Lisboa e em que condições.

Pedro Machado esteve presente no painel e renovou as suas declarações. Para o presidente do Turismo Centro de Portugal, a questão do aeroporto é importante, mas há um conjunto de “portas de entrada” “particularmente importantes” para o projeto de coesão territorial. O responsável referia-se a outros tipos de mobilidade, como a ferrovia ou a rodovia, que precisam igualmente de reflexão.

“Para nós, é tão importante a mobilidade aérea como é importante a mobilidade terrestre, e muito em particular uma mobilidade que vá no sentido de cumprir esses objetivos do desenvolvimento sustentável”, afirmou o responsável.

Neste ponto, Pedro Machado recuperou o perfil dos consumidores de turismo, que foi traçado num dos painéis de debate tendo por base questões geracionais. De facto, gerações mais novas têm mais disponibilidade para a digitalização, mas há a sustentabilidade, que é transversal e igualmente atual. O presidente do Turismo Centro de Portugal mencionou, aqui, os ‘ethical travelers’, turistas que pensam nas consequências das ações no meio ambiente, na população e na economia local.

Na sessão de encerramento, Pedro Machado destacou ainda “a importância que os destinos regionais dão àquilo que é o posicionamento da marca ‘Portugal’”. Através destes destinos diversificados, o país oferece a 25 mercados internacionais um portefólio alargado de produtos. São 22 produtos, no total, dos quais não se prescindiu dos “clássicos” para investir noutros que se tornaram igualmente essenciais na posição da marca nacional.

O presidente do Turismo Centro de Portugal participou na sessão de encerramento da IV Convenção da ARAC, que decorreu no hotel Montebelo – Mosteiro de Alcobaça, no passado dia 31 de março.