Notícias



Leasys: novo operador europeu de mobilidade quer ter frota de um milhão de carros já em 2026
Fleet Magazine


Confirma-se a consolidação das atividades da Leasys e da Free2move Lease numa só empresa: a nova Leasys, que se assume agora como uma operadora europeia multimarca especializada em aluguer operacional e com objetivos já bem delineados.

Detida em partes iguais pela Stellantis e pelo Crédit Agricole Consumer Finance (CACF), a Leasys surge no mercado dos gigantes do renting europeu com um objetivo já definido: “tornar-se num líder europeu com uma frota de um milhão de veículos já em 2026”.

Leasys

E porque o lançamento de uma nova marca de mobilidade é sempre assinalável junto de clientes frotistas, a Leasys prepara-se para oferecer, não só a clientes novos mas também aos já existentes, dois meses de aluguer gratuitos.

A nova empresa combina as atividades das duas operadoras mas, e conforme comunica a Stellantis, esta consolidação é mais do que a simples soma das suas partes. Em vez disso, esta é uma verdadeira melhoria que fornecerá aos utilizadores profissionais (PME e empresas internacionais) “produtos inovadores e serviços de qualidade”.

As soluções de mobilidade da Leasys estarão disponíveis para as 14 marcas Stellantis mediante variados canais de venda.

Rolando D’Arco, o novo CEO da Leasys, disse por ocasião da apresentação desta empresa, que a ambição em tornar a Leasys num dos players líderes na Europa levou a equipa de gestão da empresa a desenvolver um “sólido e arrojado” plano de negócios.

“Acreditamos que a nossa frota totalizará um milhão de veículos em 2026”, diz D’Arco, que espera também um crescimento de cerca de 30% na estrutura organizacional da Leasys durante os próximos três anos. Um dos primeiros passos para acelerar este crescimento foi a assinatura do acordo vinculativo entre a Stellantis e o CACF para a aquisição das atividades da ALD Automotive em Portugal e da LeasePlan no Luxemburgo.

Parcerias financeiras

A nova Leasys é o culminar de um projeto que começou no final de 2021, quando os acionistas do CACF e da Stellantis decidiram redefinir os pilares da sua cooperação e reorganizar a configuração dos seus serviços.

Durante este tempo, a Stellantis manteve negociações exclusivas com o BNP Paribas Personal Finance, com o CACF e com o Santander Consumer Finance. Estas parcerias são o garante de um fortalecimento e consolidação da estratégia financeira do grupo francês.

A Leasys está assim presente em Portugal, Itália, Espanha, França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica, Países Baixos, Polónia, Luxemburgo e Áustria, suportada por uma frota inicial geria de 828 mil veículos. Este novo player pan-europeu de mobilidade tem uma abordagem multimarca focada no negócio B2B e dedicada ao aluguer de média e longa duração.

Leasys multicanal e multimarca

É a abordagem pensada pela Stellantis.

Multicanal é a base da estratégia para melhor servir todas as 14 marcas Stellantis, diz a empresa. A capilaridade da rede de vendas e pós-venda da Stellantis em toda a Europa será usada como um ativo estratégico chave para, diz o grupo, oferecer a melhor experiência de cliente possível.

A nova Leasys diz que quer, através da combinação de diferentes canais, “ir ao encontro das necessidades do mercado e fornecer veículos, serviços e soluções de mobilidade ao maior número de clientes possível”. Para tal, a Leasys vai contar com a rede europeia de concessionários Stellantis, agentes independentes e com uma estrutura de vendas diretas junto de clientes de maior dimensão.

A digitalização e o uso de canais digitais também faz parte da estratégia agora anunciada pela nova Leasys. Não servirá apenas para promover os produtos Leasys, mas também para apoiar os seus clientes frotistas na gestão dos seus carros.

Produtos e serviços flexíveis e inovadores Leasys para empresas

Se o objetivo da nova Leasys é garantir aos países onde está presente uma alargada (e feita à medida) gama de soluções avançadas de aluguer de longa duração e de gestão de frotas, então é importante apresentar esses mesmos produtos, que compreendem toda a oferta Stellantis:

  • Be Free: uma solução de aluguer de longa duração que permite a devolução do carro ao fim de um ano sem qualquer tipo de penalização;
  • Leasys Miles: uma solução de aluguer de longa duraçãopay-per-useque permite ao utilizador pagar apenas os quilómetros percorridos;
  • As New(ou “como novo”): um serviço de aluguer de veículos usados;
  • Leasys Pro: serviço de aluguer dedicado a veículos comerciais;
  • Unlimited: uma solução dedicada a produtos “amigos do ambiente” com km ilimitados;

Todas as soluções Leasys são complementadas com um conjunto de serviços como cobertura de terceiros, roubo e acidentes, assistência em viagem, manutenção, pneus, veículo de substituição eI-CARE, uma solução de monitorização remota do veículo desenvolvida pela Targa Telematics.

A Leasys vai olhar para os gestores de frota como parte fundamental do seu negócio. Como tal, disponibilizará soluções pensadas para clientes frotistas. Exemplo disso é a plataforma digital MyLeasys, que permitirá aos gestores de frota terem uma visão ampla e global da sua frota e respetivos serviços associados.