Notícias



Mexida no ISP praticamente anula descida prevista do preço dos combustíveis
razaoautomovel


As previsões de descida do 

E esses ajustes resultaram na redução do «desconto» sobre o Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), tendo sido igualmente anunciado o descongelamento da atualização da taxa de carbono, suspensa desde 2021.

Assim, neste mês de maio, o «desconto» no ISP será de 30 cêntimos por litro para o gasóleo e de 31,6 cêntimos para a gasolina.Até ao final de abril eram de, respetivamente, 32,8 cêntimos e 34 cêntimos.

preço dos combustíveis no final da semana passada apontavam para menos 4,5 cêntimos por litro no gasóleo simples e dois cêntimos na gasolina simples 95.

Contudo, o Ministério das Finanças anunciou, também no final da semana passada, ajustes nas medidas extraordinárias de redução fiscal para este mês de maio.

Combustíveis descem muito menos que o previsto

O resultado prático desta alteração é o de praticamente ter anulado as previsões de descida do preço dos combustíveis para esta semana (começada a 1 de maio).

Assim, a redução prevista de 4,5 cêntimos por litro no preço médio do gasóleo foi, efetivamente, de 1,2 cêntimos por litro; enquanto a descida prevista de dois cêntimos por litro no preço da médio da gasolina ficou reduzida a menos de um cêntimo (0,4 cêntimos).

Assim, o preço médio do gasóleo simples, de acordo com os valores divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) no dia 1 de maio (segunda-feira)— que já incluem os descontos das gasolineiras —, fixou-se nos 1,454 €/l, enquanto o da gasolina simples fixou-se nos 1,659 €/l.

Gasolina aumenta em algumas gasolineiras

Apesar do preço médio da gasolina registar uma descida, nalgumas gasolineiras aumentou. É o caso da Galp, que aumentou o preço da gasolina em 0,8 cêntimos por litro, tendo descido o do gasóleo em 1,8 cêntimos.

Já a BP desceu tanto a gasolina como o gasóleo em, respetivamente, meio cêntimo por litro e um cêntimo. Já a Repsol desceu o gasóleo em dois cêntimos por litro, não se registando aumentos na gasolina.