Notícias
DINHEIRO VIVO
Contudo, ainda não é totalmente certo que o aumento seja de 2,04% a 1 de janeiro de 2024. As concessionárias têm até quarta-feira para apresentar as suas propostas ao governo que, por sua vez, tem um prazo de 30 dias para revelar a decisão. A confirmar-se esta subida, as autoestradas geridas pela Infraestruturas de Portugal também serão alvo desta atualização. Ainda assim, os utentes das vias do interior e do Algarve podem contar com um desconto de 30% na tarifa final a partir do primeiro dia de 2024. A medida, aprovada em setembro em Conselho de Ministros, abrange a A23 IP e Beira Interior, a A24 Interior Norte, A25 Beira Litoral e Alta, A4 Transmontana e túnel do Marão, A13 e A13-1 Pinhal Interior. Este apoio terá um custo anual para o erário público da ordem dos 72 milhões de euros.
E talvez seja o único desconto que será aplicado aos utentes das autoestradas portuguesas. O governo tem a última palavra, mas na sua proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano está estimado um incremento de receitas proveniente das portagens em "consequência da atualização das taxas de inflação consideradas" e de um previsível aumento do tráfego. Caso se confirme a subida das tarifas, percorrer a A1 entre Lisboa e Porto passará a custar 21,58 euros, mais 43 cêntimos.
Nas travessias rodoviárias do rio Tejo, a Ponte 25 de Abril e a Ponte Vasco da Gama, o aumento em 2024 deverá ser maior. A atualização no caso da concessão da Lusoponte tem por base a inflação homóloga em setembro, sem habitação, que foi de 3,5%. A esta taxa deverá somar-se a compensação de 0,1%. A empresa tem até ao início de dezembro para apresentar a sua proposta tarifária para 2024.