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Na primeira metade de 2024, o número de matrículas europeias no canal rent-a-car cresceu 24% quando comparado com o mesmo período de 2023. Quem o diz é Julian de Groot, Head of Sales e Marketing da Dataforce, empresa independente que analisou o desempenho do mercado europeu de RaC (Portugal incluído).
O responsável começa por dizer que o mercado automóvel está a regressar ao normal, o que significa que os fabricantes parecem estar a encontrar o caminho de volta para o canal do rent-a-car, otimizando dessa forma os seus volumes. “Isto resulta numa oferta mais diversificada e competitiva junto dos clientes”, acrescenta.
Embora ainda não tenha regressado a valores pré-pandemia (entre janeiro e junho de 2019 foram feitas 1,1 milhões de matrículas de veículos de aluguer de curta-duração), o mercado europeu do rent-a-car parece estar a encontrar novamente o seu rumo, com 779.000 unidades registadas nos primeiros seis meses de 2024 neste canal.
“Os preços dos alugueres estão mais baixos do que em anos anteriores, o que revela claramente que o mercado está a regressar ao normal”, refere de Groot.
O rent-a-car na Europa
Normalmente o quinto maior mercado europeu, Espanha contraria essa tendência no que respeita ao rent-a-car, sendo mesmo o segundo país europeu (apenas atrás da Alemanha) com maior número de matrículas para esse canal – cerca de 152 mil na primeira metade de 2024.
Um em cada quatro veículos matriculados em Espanha destina-se a rent-a-car.
Matrículas no canal rent-a-car nos maiores mercados europeus durante o primeiro semestre de 2024:
Elétrico? Preferencialmente, não
Ao que tudo indica, o cliente rent-a-car parece não ter o maior dos interesses em conduzir um veículo elétrico durante as suas férias ou até mesmo em viagens de negócios, adianta de Groot.
Eis os fatores de dissuasão pelos quais isso pode acontecer:
- Onde será o carro carregado?
- Quais os custos para carregar o veículo?
- Ansiedade de autonomia
- Como recarregar a bateria do veículo rapidamente antes de o devolver? E, no caso de tal não ser necessário, como é que a rent-a-car lida com esta situação?
Para as rent-a-car, o atual valor residual mais baixo torna os carros menos populares. A alta depreciação do veículo aumenta o seu preço de aluguer, agravado também pela baixa procura por parte dos clientes.
A quota de veículos elétricos nas matrículas de automóveis caiu de 6,4% para 3,8% durante 2024, o que significa que até à data foram apenas registados (menos de) 30 mil 100% elétricos nas rent-a-car.
Segundo a Dataforce, os Renault Megane E-Tech e o Tesla Model Y são os dois líderes na lista de preferências por 100% elétricos.
A gasolina continua a ser o tipo de combustível preferido, com 57,3% de quota, ao passo que o gasóleo cai [cada vez mais] para os 26,9%.
Ainda assim, e considerando o mercado total do rent-a-car na Europa, estas são as 5 marcas com mais matrículas neste canal entre janeiro e junho de 2024:
- Volkswagen, com 10,9%
- Peugeot, com 8,5%
- Renault, com 7,6%
- Citroën, com 6,6%
- Ford, com 5,8%
- Alemanha: 190 mil
- Espanha: 152 mil
- França: 132 mil
- Reino Unido: 95 mil
- Itália: 84 mil