Notícias



“Locação, resposta para a nova mobilidade” é o tema da VI Convenção Nacional da ARAC
Publituris


A VI Convenção Nacional da ARAC vai decorrer a 24 de outubro, no Dolce CampoReal, sob o tema “Localização, resposta para a nova mobilidade”, avançou ao Publituris Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC – Associação Nacional dos Locadores de Veículos.

"O lema da convenção é "Localização, resposta para a nova mobilidade" e não há dúvida de que a locação será o motor da descarbonização e modernização do parque automóvel. Será como no final do século passado, em que a modernização dos veículos a combustão foi feita, sobretudo, com as viaturas de aluguer que foram lançadas no mercado de segunda mão", explicou o responsável, em declarações ao Publituris.

Tal como tem acontecido nas últimas edições, também este ano a Convenção Nacional da ARAC vai contar com cinco painéis, num debate que vai decorrer ao longo de todo o dia e que vai ainda contar com a participação de várias figuras de relevo nas sessões de abertura e encerramento.

Duarte Nobre Guedes, presidente do Conselho Diretor da ARAC; Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras; Rui Ventura, presidente do Turismo Centro de Portugal; Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços; e ainda Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal (CTP), são os nomes já confirmados na sessão de abertura do evento.

Segundo Joaquim Robalo de Almeida, o primeiro painel será dedicado ao tema “Economia, Turismo e Mobilidade Sustentável” e vai contar com a participação do presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, como keynote speaker, estando ainda prevista a participação de Ricardo Tomé, da Media Capital; José Luís Arnaut, Chairman da ANA Aeroportos de Portugal; e Isabel Martinez, diretora-geral adjunta para a Península Ibérica da Europcar e vice-presidente da ARAC.

Já o segundo painel vai ser dedicado ao “sistema de neutralidade fiscal automóvel na Europa”, problemática que está atualmente em discussão devido a uma diretiva europeia e que vai ser discutida no tema “Fim dos veículos a combustão e como a locação acelera o futuro elétrico”, contando com intervenções de Pedro Lazarino, diretor da Stellantis em Portugal; Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Clube de Portugal (ACP); e ainda do engenheiro Mira Amaral.

No terceiro painel, a Convenção Nacional da ARAC vai debater “O turismo como motor geral do desenvolvimento”, contando com “três oradores da área do turismo” para abordar esta temática, concretamente António Trindade, presidente do grupo PortoBay; Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal; e Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT).

Já o quarto painel vai ser dedicado ao tema “Cliente em primeiro lugar: o compromisso que nos move”, tema que vai contar com intervenções de Pedro Ribeiro e Silva, ex-docente da Faculdade de Direito e ex-diretor Jurídico da Mapfre e que, segundo o secretário-geral da ARAC, “é uma pessoa que sabe bastante de atendimento ao cliente”.

Além de Pedro Ribeiro e Silva, o quarto painel da VI Convenção Nacional da ARAC prevê ainda as participações de Rita Marques, ex-secretária de Estado do Turismo que, segundo Joaquim Robalo de Almeida, “conhece muito bem esta temática desde os tempos de governante, mas também enquanto consumidora”; assim como de Karen Strougo, administradora da ANA Aeroportos de Portugal e que é responsável pela parte comercial do aeroporto, incluindo também os espaços do rent-a-car.

Antes do quinto painel, a VI Convenção Nacional da ARAC faz uma pausa para atribuição de medalhas de honra e dos títulos de associado honorário da ARAC, tal como tem vindo a acontecer nas últimas edições deste evento.

O debate retoma com o quinto e último painel, que vai abordar o tema de “Localização Automóvel: Tendências, tecnologias e comportamentos”, neste caso, com instruções de Pedro Clemente, presidente da Associação Nacional de Segurança Rodoviária; Júlio Santos, diretor da Revista Turbo; e Carlos Caiado, diretor-geral da SIXT e membro da direção da ARAC.

Antes do final, está ainda prevista uma sessão de encerramento com a participação do próprio Joaquim Robalo de Almeida, secretário-geral da ARAC, assim como de Cristina Dias, secretária de Estado da Mobilidade; e Carlos Abade, presidente do Turismo de Portugal.

À semelhança das últimas edições, a ARAC espera que o evento volte a ser “dinâmico” e que conte com uma participação entre 300 e 350 pessoas, entre associados da ARAC, parceiros e fornecedores.

Este ano, a Convenção Nacional da ARAC coincide com o 50.º aniversário da associação, que se comemora no mês anterior, pelo que se espera que, em algum momento do evento, se assinale também as cinco décadas de existência da ARAC.