Notícias



CHEGADAS INTERNACIONAIS ATINGIRAM 1,4 MIL MILHÕES DOIS ANOS ANTES DO PREVISTO
Publituris


As chegadas internacionais de turistas atingiram, em 2018, um total de 1,4 mil milhões, representando um crescimento de 6% face ao ano anterior, número que, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT), foi alcançado dois anos antes do previsto.

De acordo com o Barómetro do Turismo Mundial da OMT, divulgado esta segunda-feira, 21 de Janeiro, em 2018, o turismo mundial produziu 1,4 milhões de chegadas internacionais, patamar a que apenas se deveria chegar em 2020, segundo as previsões lançadas em 2010 pela própria OMT.

“As previsões de longo prazo da OMT, emitidas em 2010, indicavam que a marca de 1,4 mil milhões seria alcançada em 2020, mas o notável crescimento das chegadas internacionais nos últimos anos levou a que se atingisse dois anos antes”, destaca a OMT, no comunicado enviado à imprensa.

No Barómetro do Turismo Mundial, a OMT sublinha que o crescimento de 6% registado em 2018 nas chegadas internacionais de turistas ficou mesmo acima da média de crescimento da economia mundial, que cresceu apenas 3,7%.

O turismo “é hoje um dos motores mais poderosos de crescimento económico e desenvolvimento global”, refere Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT, citado no comunicado.

O aumento registado nas chegadas internacionais ficou a dever-se, essencialmente, ao crescimento da Europa, que viu as chegadas subirem 6%, num total de 713 milhões de turistas, mas também do Médio Oriente, onde a subida foi mais expressiva e atingiu os 10%, chegando aos 64 milhões de turistas, enquanto em África se registou um aumento de 7%, para 67 milhões de turistas.

Para 2019, a OMT prevê uma consolidação dos números e estima que o crescimento internacional deve ser mais moderado, ficando entre os 3% e os 4%, valores que estão dentro das médias anuais de crescimento habitualmente registadas.

A manutenção dos preços baixos no combustível, aliada ao desenvolvimento do transporte aéreo em diversos destinos, devem impulsionar a procura por viagens de avião durante o corrente ano, ainda que o Brexit, as tensões comerciais e o abrandamento da economia mundial sejam ameaças identificadas pela OMT.

“Digitalização, novos modelos de negócio, viagens mais económicas e mudanças sociais devem continuar a moldar o nosso sector, o que leva a que tanto os destinos como as companhias aéreas precisem de se adaptar, se quiserem continuar a ser competitivos”, acrescenta o secretário-geral da OMT, na informação divulgada.