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Selo “Clean & Safe” com mais de 17 mil aderentes
TURISVER


Em apenas dois meses, o selo “Clean & Safe”, iniciativa do Turismo de Portugal, superou já os 17 mil aderentes, de diversas áreas da actividade turística.

O selo, que reconhece o cumprimento das recomendações da Direcção Geral da Saúde e os procedimentos seguros para o funcionamento das actividades turísticas, pretende ser um indicador de confiança, tanto do lado da procura como da oferta, estando a ser reconhecido como tal, tanto a nível interno como internacional. Tanto assim que o “Clean & Safe” esteve na base foi também da distinção que o WTTC deu a Portugal, através do selo “Safe Travels”.

Nos seus dois meses de existência, o selo passou a abranger toda a cadeia de valor do turismo envolvendo áreas e actividades que vão do Alojamento Local aos Empreendimentos Turísticos, Empresas de Animação Turística, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo, Rent-a-Car, passando também pelos Postos de Turismo, Campos de Golfe, Museus, Casinos e Bingos, Palácios, Monumentos & Sítios, Áreas de Serviço de Autocaravanas e Aeroportos.

Agora, a Secretaria de Estado do Turismo e o Turismo de Portugal estão a trabalhar em conjunto com várias entidades no sentido de o selo poder abranger outras actividades, sendo que esta semana, a iniciativa será alargada a empresas organizadoras de eventos e congressos, e recintos de espectáculos. Em breve também as termas poderão aderir ao “Clean & Safe”.

Também a Plataforma Clean & Safe (portugalcleanandsafe.com) tem despertado grande adesão e, à medida que as empresas retomam a sua actividade, o número de interacções sobre o grau de confiança relativamente ao cumprimento das medidas de higienização e limpeza tem crescido, contabilizando mais de 8.000 acessos em apenas duas semanas de funcionamento.

A avaliação dos clientes, através desta Plataforma, é um dos indicadores utilizados pelo Turismo de Portugal para a realização de vistorias aleatórias às empresas e serviços aderentes, em articulação com as autoridades competentes e com as associações representativas das actividades abrangidas.

A este propósito, a secretária de Estado do Turismo salientou que “o sistema de avaliação delineado é claramente robusto e, mais uma vez, somos pioneiros, aliando dois grandes desafios do turismo do futuro – a segurança nas condições sanitárias e o digital”. Rita Marques sublinhou também que desta forma, está a ser promovido “um ambiente em que o digital contribui para a regulação, para alterações positivas das práticas e hábitos no turismo”, ao mesmo tempo que se promove “uma atitude cada vez mais activa e participativa por parte dos clientes”.

De adesão gratuita, o selo “Clean & Safe” mantém-se válido até 30 de Abril de 2021. O Turismo de Portugal promove a formação necessária às empresas para a implementação das medidas associadas, tendo já assegurado a formação de mais de 20.000 pessoas.