Notícias



Indústria automóvel em Portugal deverá registar uma quebra de 20% em 2020
EXPRESSO


A indústria automóvel portuguesa deverá registar uma quebra de aproximadamente 20% na atividade anual de 2020,avança esta sexta-feira o “Jornal Económico”, que cita previsões da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) e da Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA). Existem em Portugal cinco fábricas de marcas - Autoeuropa, PSA, Mitsubishi Fuso, Toyota Caetano e Caetano Bus - e mais de 240 empresas produtoras de componentes.

“Será fundamental que as fábricas de automóveis sejam contempladas nos planos de recuperação e que obtenham apoios conjuntos, destinados às fábricas de Portugal e Espanha, que já funcionam de forma muito interligada, num verdadeiro cluster ibérico”, adverte Hélder Pedro, secretário-geral da ACAP.

O responsável considera, ainda assim, que o valor acumulado da quebra homóloga na produção registada entre janeiro e setembro - na ordem dos 28,1% - “será atenuada até ao final de dezembro”, o que eventualmente reduzirá a quebra anual para os tais cerca de 20%.

“O próximo ano deverá iniciar a preparação das fábricas para a transformação que o sector automóvel vai efectuar até 2030, capacitando a produção de veículos não poluentes e com tecnologias adaptadas à maior digitalização da sociedade”, assegura por sua vez Luís Castro Henriques, presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (Aicep), em declarações ao “JE”.