Notícias



MINISTROS DO TURISMO DA UE REÚNEM EM MARÇO PARA ANALISAR SUSTENTABILIDADE DO SETOR
PUBLITURIS


Os ministros do Turismo da União Europeia (EU) vão reunir a 1 de março, num encontro virtual promovido pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia (UE), e que vai servir para fazer um balanço do setor, nomeadamente ao nível da sustentabilidade turística, avançou esta quinta-feira, 21 de janeiro, Rita Marques, secretária de Estado do Turismo.

Temos uma oportunidade única para recuperar e reconstruir o ecossistema do turismo na Europa. Apesar da crise dramática, temos uma verdadeira oportunidade de reinventar o setor do turismo do amanhã”, afirmou a governante, no encerramento do Fórum Internacional – Educação, Emprego e Formação em Turismo, organizado pelo Ministério da Economia e da Transição Digital, no âmbito da presidência portuguesa, e pelo Turismo de Portugal.

De acordo com Rita Marques, a reunião extraordinária dos ministros do Turismo vai servir para fazer “um ‘follow-up’ [acompanhamento] da sustentabilidade no turismo, e preparar a sessão da primavera”.

A secretária de Estado do Turismo destacou ainda a necessidade da recuperação do setor do turismo ser sustentável em termos ambientais, sociais e económicos, e lembrou o importante contributo “de todos”, incluindo consumidores, para se conseguir essa recuperação.

O fórum contou ainda com a participação do comissário Europeu para o Mercado Único, Thierry Breton; do secretário-geral da Organização Mundial de Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili; da diretora do Departamento de Educação em Inovação e Investimentos da OMT, Natalia Bayona; do ministro da Economia, Siza Vieira; e do secretário de Estado do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita.