PRESS-RELEASE |
27-10-2021
TOMADA DE POSSE DOS NOVOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ARAC PARA O TRIÉNIO 2021/2022/2023

PAULO MOURA REELEITO À FRENTE

DOS DESTINOS DA ARAC

Teve lugar hoje, dia 27 de outubro a cerimónia de Tomada de Posse dos Órgãos Sociais da ARAC eleitos para o triénio 2021/2022/2023.

A cerimónia teve lugar no auditório da sede da ARAC, tendo contado com a presença de várias empresas associadas.

Os Órgãos Sociais agora eleitos irão dirigir nos próximos três anos os destinos desta Associação.

Paulo Moura, em representação da Europcar Mobility Group, detentor das marcas Europcar e Goldcar a operar em Portugal é o presidente do Conselho Diretor.

Integram também o Conselho Diretor, Luís Miguel dos Santos Ribeiro em representação do Banco Santander Consumer, SA, que tem a presidência da secção de Aluguer de Longo Prazo, Francisco Farrás Fernández em representação da AVIS, com a presidência da secção de rent-a-car, Jorge Simões, em representação da RETA – Locação e Gestão de Frotas, SA, que ficou com a presidência da secção do AVM – Aluguer de Veículos de Mercadorias e Veículos de Características Especiais, Carlos Caiado, em representação da JAPRAC (SIXT), que representa a Região Norte, Carlos Sousa, em representação da IBEROCAR, a quem cabe a representação da Região Centro, António Silva, em representação da HERTZ, o qual representa a Região da Grande Lisboa, Honório Teixeira, em representação da VISACAR, a quem cabe a representação da Região Sul e Luís Rego, em representação da ILHA VERDE, representando as Regiões Autónomas dos Açores e Madeira.

José Miguel Queiroga em representação da EPI – Aluguer de Automóveis sem Condutor, Lda, preside ao Conselho Fiscal, o qual tem como vogais Agostinho Diogo em representação da RENTAUTO e José Miguel Vilaverde Pinto Gomes em representação da METRORENT – Aluguer de Veículos Automóveis SA.

Armando Leite Santos, em representação da Auto Industrial, SA é agora o presidente da Mesa da Assembleia Geral, tendo como Vice-Presidente e Secretário respetivamente António Jorge Damas das Neves e Rui Santos em representação das empresas TIP TRAILS & ROUTERS IN PORTUGAL – Unipessoal, Lda e A. MOITA – Automóveis de Aluguer sem Condutor, Lda.

Paulo Moura agora reeleito comunicou:

“O rent-a-car e os novos meios de mobilidade assumem-se de forma clara como um pilar do desenvolvimento turístico nacional e internacional, devendo o setor representado pela ARAC continuar a divulgação e promoção junto dos seus clientes, a qual incentive os turistas a conhecerem o nosso país.

Nos tempos que se aproximam, a ARAC enquanto associação representativa dos atuais e futuros meios de mobilidade, estará na linha da frente dos novos modelos de negócio, de que são exemplo a utilização de novas e cada vez mais potentes plataformas digitais para apresentação e comercialização dos produtos propostos pelas empresas, numa era em que o consumidor reservará o serviço pretendido, levantará o veículo e pagará esse mesmo serviço por meio de plataformas na maioria dos casos sem intervenção humana.

Na ARAC iremos acompanhar todas as inovações e se possível anteciparmo-nos á sua chegada, propondo a locação dos vários meios de mobilidade sem condutor que o utilizador poderá utilizar de forma articulada.

A ARAC conta com 46 anos de existência representa cerca de 96% das empresas de aluguer de curta duração a operar de forma legal em Portugal.

O mandato que agora se inicia dará continuidade ao trabalho desenvolvido ao longo dos últimos três anos, durante os quais a ARAC deu um importante contributo para a reformulação do regime legal do rent-a-car e sharing em benefício das empresas associadas, reforçou o diálogo com o Governo e as entidades públicas, e contribuiu para reforçar a imagem da Associação e da atividade de locação de veículos.

Iremos também proceder a uma alteração de Estatutos, nomeadamente visando um alargamento do âmbito da ARAC e atualização da designação da Associação, acompanhando as novas tendências no mercado da locação de meios de mobilidade.

Após o sucesso das Convenções anteriores iremos manter a periodicidade anual, consolidando este evento como um fórum de referência para empresários da atividade representada pela ARAC, bem como para entidades públicas e privadas direta ou indiretamente ligadas á mobilidade.

Entre outros importantes assuntos para a atividade representada pela ARAC merecerão igualmente a nossa melhor atenção, a Imagem e Comunicação, a Formação Profissional, a elaboração de um Estudo sobre o setor representado pela ARAC e a competitividade do mesmo, a participação na Revisão da fiscalidade automóvel, o lançamento de novos serviços para as empresas associadas – Plataforma de Serviços, a Promoção Internacional.

Como afirmou Paulo Moura, “o momento é de inovação e crescimento, sendo nossa profunda convicção que este programa, que nos comprometemos em levar por diante, é a melhor forma de, com sucesso, garantirmos o progresso do sector representado pela ARAC, respondendo aos anseios dos empresários e promovendo o desenvolvimento sustentado da atividade de aluguer de veículos em Portugal e assim participando de forma emprenhada e dinâmica, no crescimento da economia portuguesa e na afirmação do país”.

Lisboa, 27 de outubro de 2021

ARAC – Gabinete de Comunicação