PRESS-RELEASE |
25-07-2022
OS DESAFIOS DO RENT-A-CAR HORA DA RECUPERAÇÃO

O aluguer de veículos sem condutor – rent-a-car – depara-se atualmente com duas situações desafiantes:

Por um lado, a escassez de veículos novos para aquisição e por outro a existência de uma procura de veículos para alugar em alta.

Perante estas duas realidades, que as empresas de aluguer de veículos, consideram um cenário desafiador, mas ao mesmo tempo gerador de oportunidades de crescimento, uma vez que a procura por parte da clientela turística e das empresas tem vindo a aumentar.

Esta situação não é especifica do mercado português, pois o mesmo está a acontecer nos restantes mercados europeus e do continente americano, os quais se confrontam com as mesmas situações, procurando adaptarem-se o melhor possível.

No que respeita á escassez de veículos, a solução não aparecerá no curto prazo, pois em todo o mundo o estrangulamento da produção automóvel pela falta de semicondutores determina que a indústria automóvel se veja incapacitada de produzir veículos em número suficiente com vista a abastecer o mercado das empresas de aluguer – o rent-a-car é responsável em Portugal pela compra de cerca de 27% dos veículos novos comercializados anualmente – bem como de todos os clientes que necessitam de automóveis.

No que respeita ao aumento da procura, trata-se de uma situação que se apresenta às empresas de aluguer como uma oportunidade de se reinventarem, com a adoção de todas as mais modernas tecnologias e modelos de negócio, as quais dedicar-se-ão com todo o afinco ao seu “core business” – o aluguer de veículos automóveis e meios de mobilidade leves.

Toda esta evolução está acontecendo quando empresas de aluguer em regime de curta duração estão vivendo a retoma do Turismo e o aumento da procura do seu mercado empresarial, afetado pela crise pandémica há dois atrás, apontando hoje um estudo do Observatório da Arval, de que “95% das empresas portuguesas prevê manter ou aumentar a frota nos próximos 3 anos”.

Parecem não restarem dúvidas de que o aluguer é o sistema mais procurado de utilização de veículos automóveis e de mobilidade leves, sistema este que liderará todo o processo de descarbonização da mobilidade através de veículos cada vez mais amigos do ambiente.

Lisboa, 25 de julho de 2022

Joaquim Robalo de Almeida

ARAC