Notícias



GLOBALDATA: COMPANHIAS AÉREAS DEVEM PREPARAR-SE PARA UM INVERNO DIFÍCIL
AMBITUR


As companhias aéreas deverão enfrentar um inverno difícil devido à pandemia e a confiança nas viagens provavelmente continuará reprimida. As tarifas baixas serão essenciais para estimular a procura já que as restrições a viagens deverão continuar, indica a Globaldata.

Gus Gardner, analista na GlobalData, comenta: “Com as receitas ainda em baixo, as companhias aéreas terão um inverno difícil pela frente. Durante aquela que é tradicionalmente a época baixa na Europa, a pandemia deverá dificultar as condições operacionais”. O responsável diz ainda que “apesar da procura ter começado a regressar este verão, no inverno a história será diferente. Os casos de Covid-19 poderão aumentar, e novas variantes surgir, reduzindo a vontade dos viajantes de voar. Com vários governos a terminarem os apoios, incluindo o Reino Unido, os custos laborais vão aumentar inevitavelmente e devem ser tomadas decisões financeiras difíceis. Deve atingir-se um equilíbrio delicado entre servir vários destinos e manter os custos operacionais sob controlo. As companhias aéreas devem ser ágeis para garantir a sua sobrevivência”.

De acordo com a GlobalData, os passageiros devem continuar a adiar os planos de viajar este inverno devido a uma enorme incerteza. Mesmo embora a evolução da vacinação na Europa esteja no bom caminho, a variante Delta é uma preocupação. Com alguns países a debaterem-se para conter o vírus, as restrições às viagens deverão manter-se. Os planos de viagens continuarão a ser diicultados por restrições em constante mudança tais como a exigência de testes negativos à Covid-19 para entrada em muitos países. Além disso, as restrições às viagens são o segundo principal impeditivo às viagens, com 55% dos inquiridos num inquérito da GlobalData a apontar este motivo para evitarem viajar. As redes de rotas devem focar-se em destinos com restrições limitadas e a consultora defende que deve ser adotada uma abordagem ágil/atenta.

A concorrência entre as companhias de aviação na Europa era feroz antes da Covid-19 e, muitas vezes, o preço era o fator determinante para os viajantes na altura de escolherem uma companhia. Com a grande probabilidade de haver incerteza na procura este inverno, estimular as reservas será uma meta essencial.

Gardner acrescenta: “Baixar as tarifas para estimular a procura será uma tática usada este inverno para preencher lugares. Isto poderá atrair 57% dos inquiridos europeus que classificaram o preço como o fator mais importante no momento de escolher uma companhia aérea, segundo uma sondagem da GlobalData. O preço será fundamental para incentivar as viagens provisoriamente e as companhias aéreas low-cost deverão ser dominantes este inverno. Com os viajantes a continuarem a preferir viajar perto de casa, a ampla rede europeia destas transportadoras deverá funcionar em seu benefício”.