Notícias



Robotaxi: o novo serviço que resulta da parceria entre a Sixt e a Mobileye
tnews


Durante uma palestra na IAA Mobility o CEO da Intel, Pat Gelsinger, e o co-CEO da Sixt SE, Alexander Sixt, anunciaram um novo serviço que resulta da colaboração entre a Mobileye e a Sixt.

A opção robotaxi fará parte do serviço da SIXT ride e foi demonstrada durante a palestra de Alexander Sixt, na passada terça-feira, dia 7 de setembro.

Os clientes podem ter acesso ao serviço através da aplicação Moovit, ou através da aplicação SIXT. A oferta autónoma do robotaxi será incluída na plataforma de mobilidade holística ONE da SIXT, que combina, numa aplicação produtos para aluguer de carros, partilha de carros e assinaturas de carros.

É a primeira vez que a Mobileye exibe publicamente o seu sistema autónomo, conhecido como Mobileye DriveTM, num veículo que será usado para serviços comerciais de viagens sem motorista.

Uma lei de veículos autónomos (AV) recentemente promulgada possibilita veículos sem motorista nas estradas alemãs, permitindo que o eixo robótico Mobileye inicie testes de piloto antecipado nas ruas de Munique em 2022.

A frota passará de operações de teste para operações comerciais após a aprovação reguladora. “A Alemanha mostrou liderança global em direção a um futuro de mobilidade autónoma, acelerando a legislação AV”, disse Pat Gelsinger. “A nossa capacidade de iniciar operações de robotaxi em Munique no próximo ano não seria possível sem esta nova lei.”

A colaboração com a SIXT é o primeiro serviço robótico comercial conhecido entre um fornecedor de tecnologia e um provedor de serviços de mobilidade. “Com fortes parceiros logísticos e operacionais como a SIXT, a Mobileye pode dar vida à promessa de autonomia total nas cidades de todo o mundo”, disse o CEO da Mobileye.

Alexander Sixt, Co-CEO da Sixt SE, acrescentou que “esta colaboração estratégica é o próximo passo na expansão da nossa plataforma de mobilidade integrada ONE e sublinha a evolução da nossa empresa para se tornar o principal fornecedor de mobilidade premium inovadora e digital do setor. Temos o prazer de alavancar a notável liderança tecnológica da Mobileye para trazer mobilidade sem motorista aos clientes na Alemanha e além.”

A Mobileye será proprietária da frota robotaxi usada no serviço de Munique, enquanto a SIXT se baseará na experiência estabelecida no fornecimento, manutenção e operação da frota. Os veículos incluirão o serviço MoovitAV e a marca SIXT assim que o serviço for lançado em Munique, para facilitar aos clientes a distinção entre os veículos tradicionais da frota e autónoma.