Notícias



CONTROLO DE PASSAGEIROS VAI SER EFETUADO NA ZONA DAS CHEGADAS DO AEROPORTO DE LISBOA
AMBITUR


A partir de amanhã, 1 de dezembro, há novas regras nas fronteiras, devido à pandemia da Covid-19. A partir das 00H00 do dia 1 de dezembro todos os passageiros terão de apresentar um teste negativo à Covid-19 (antigénio ou PCR) na hora do embarque no aeroporto. Quem não cumprir poderá verificar multas, além de ser impedido de embarcar.

No aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, o controlo vai ser efetuado nas zonas de chegada. “Quem vem receber pessoas ao aeroporto não poderá chegar perto da zona de chegadas. É aconselhado que a espera seja feita no parque de estacionamento”, referiu o intendente Pedro Pinho, em conferência de imprensa, citado pela agência Lusa.

O diretor do Aeroporto de Lisboa explicou ainda que os passageiros que venham de fora da União Europeia e espaço Schengen serão controlados por uma empresa de segurança privada (contratada pela ANA) que irá verificar a documentação antes da zona de controlo de passaportes.

Foi também criada uma plataforma que permite aos viajantes ficar a par das restrições e regras conforme o destino, que pode ser consultada aqui.

Cidadãos fora da UE precisam de teste ou certificado de recuperação para entrar no país por via terrestre

Cidadãos de países exteriores à União Europeia e dos países considerados de risco vermelho ou vermelho escuro sem certificado digital europeu de teste ou recuperação precisam de teste PCR negativo ou comprovativo de teste rápido antigénio para entrar em Portugal por via terrestre.

Segundo o alerta lançado hoje pelo Governo português, a um dia de entrarem em vigor as novas regras, o teste PCR precisa de ser efetuado até 72 horas antes e o antigénio, com comprovativo laboratorial, até 48 horas.

De acordo com as regras de entrada em Portugal que estarão em vigor a partir de quarta-feira, quem não apresentar um dos testes referidos ou se recusar a fazer um dos testes indicados pelas autoridades terá de pagar uma multa de 300 a 800 euros.

O alerta de hoje do Ministério da Administração Interna (MAI) diz ainda que os cidadãos oriundos dos países da UE considerados de risco baixo ou moderado devem ter certificado digital europeu de vacinação, teste ou recuperação para entrarem Portugal.