Notícias



Polestar. Rival sueca da Tesla chega a Portugal até junho
JORNAL DE NEGÓCIOS


A marca de veículos elétricos da Volvo está a “acelerar” preparativos para a entrada em mais mercados. A empresa vai ter uma rede própria de espaços para experiências, que vão servir de apoio à compra exclusivamente online.

A Polestar, a marca de veículos elétricos premium ligada à fabricante Volvo, marcou o primeiro semestre de 2022 para a entrada em três novos mercados na Europa: Portugal, Espanha e Irlanda.

Ao Negócios, fonte oficial da empresa explica que os detalhes sobre a chegada ao mercado português são “ainda escassos, já que se trata de fases iniciais nas definições de novos mercados este ano”. Por agora, explica que o mercado português funcionará naquilo que é descrito como uma lógica de “satélite” do mercado espanhol. “A maioria das nossas operações estará a cargo da Polestar Espanha, com um número mínimo de empregados em Portugal para gerir as operações locais”, avança a marca.

A Polestar garante que os dois modelos que tem disponíveis até aqui – o Polestar 1 e o Polestar 2 – não marcarão presença nos espaços comerciais da casa-mãe: “Somos uma marca independente da Volvo e não será possível encontrar veículos da Polestar nos ‘showrooms’ da Volvo.” No entanto, a empresa sublinha o “orgulho na ligação” à fabricante automóvel, que há uns anos está nas mãos da chinesa Geely, especialmente no que toca aos serviços pós-venda e manutenção. “Pretendemos utilizar a rede completa de stands da Volvo nos nossos mercados para garantir o apoio pós-venda aos clientes da Polestar”, detalha a mesma fonte.

Comprar? Só online

Os carros elétricos da Polestar só podem ser adquiridos online – quase à semelhança da Tesla de Elon Musk, em que o canal online também tem maior peso. A Polestar explica que “tem um processo de compra 100% online, o que se traduz em vendas diretas ao consumidor, sem necessidade de stands”. No entanto, a empresa tem ambições de criar “uma rede própria de Polestar Spaces e/ou Destinations em Portugal”.

Ainda sem localização, dimensão ou volume definido para esta rede de espaços, estes vão estar virados para a experiência do veículo e testes. “Estes espaços vão ser puramente de instalações de retalho, ‘test-drive’ e entregas, que servirão de apoio ao nosso processo de compra 100% online”, contextualiza a empresa.

A Polestar, que tem o ator Leonardo DiCaprio na lista de investidores, assim como o presidente da Geely, Eric Li, anunciou este mês que cumpriu o objetivo de vendas traçado para 2021, atingindo os 29 mil carros vendidos. A empresa tem vindo a expandir a pegada na Europa, passando dos 10 a 19 mercados no final de 2021. Até 2023, quer operar em “pelo menos 30 mercados globais”.

O Polestar 2, o modelo mais recente, arranca nos 45.900 euros (preço na Bélgica), com autonomia de 450 km.

Portugal funcionará como mercado-satélite de Espanha.