Notícias



Produção da Autoeuropa sobe pela primeira vez
JORNAL DE NEGÓCIOS


Ao quinto mês do ano, a Autoeuropa conseguiu registar um crescimento homólogo no volume de veículos produzidos. A subida foi, ainda assim, de apenas 5,7%, o que corresponde a cerca de 1.100 veículos.

A fábrica da Volkswagen em Palmela, o “porta-aviões” da indústria automóvel nacional, acumula, no entanto, uma quebra de mais de 17 mil viaturas produzidas face aos primeiros cinco meses de 2021 (menos 17,4%).

O ano arrancou mal para a Autoeuropa, com uma quebra de 47,1%, equivalente a quase menos 10,7 mil unidades, em janeiro. No mês seguinte, a fábrica de Palmela sofreu uma quebra homóloga de 25%.

Em março, a queda foi de apenas 1,8% – uma diferença de apenas 370 veículos face a igual mês de 2021 – mas em abril o fosso voltou a alargar-se para quase 20% (19,8%), com menos perto de 4.400 viaturas produzidas.


Produção da Stellantis Mangualde cai em maio

A subida global da produção automóvel nacional em maio foi travada, contudo, pela quebra de 20,5% na fábrica da Stellantis de Mangualde, a segunda maior unidade do país.

A fábrica da empresa liderada por Carlos Tavares produziu 3.472 veículos no mês passado, menos cerca de 900 do que um ano antes. Já em termos acumulados nos primeiros cinco meses do ano, a fábrica soma 29.537 veículos produzidos, uma redução homóloga de 1,5%.

A Mitsubishi Fuso Truck, no Tramagal, produziu 3.881 veículos em maio, apenas menos nove do que um ano antes. No conjunto dos cinco primeiros meses, a fábrica viu sair das suas linhas de produção 1.206 viaturas, um crescimento de 21% face a igual período de 2021.


Já a Toyota Caetano registou um aumento de 34% em maio, o que corresponde a 70 veículos adicionais face a igual mês do ano passado.

A produção acumulada entre janeiro e maio ascende a 1.180 unidades, o que traduz um aumento de 55,3% e um volume que no ano passado apenas foi alcançado no final de agosto.

Por último, a CaetanoBus produziu um autocarro em maio – em igual mês de 2021 não tinha produzido nenhuma unidade – e eleva o total produzido nos primeiros cinco meses para 12 viaturas, quadruplicando os volumes de um ano antes. No ano passado, no final de outubro a CaetanoBus somava sete veículos produzidos.