Notícias



Ministro da Economia apresenta às 14:30 o pacote de ajuda às empresas
JORNAL DE NEGÓCIOS


O Ministro da Economia, António Costa e Silva, e o secretário de Estado da Economia, João Neves, apresentam hoje às 14h30 o pacote do governo com as medidas de apoio ao setor empresarial, na Rua da Horta Seca, em Lisboa.

O anúncio vai ser feito a partir do Ministério da Economia e o Negócios sabe que deverá incluir a criação de uma nova linha de crédito destinada a apoiar a tesouraria das empresas face aos aumentos de preço da energia, bem como da subida de outros custos, relacionados por exemplo com matérias primas.
Em relação ao consumo intensivo de gás, é já conhecida a intenção do Governo de alargar o montante do apoio às empresas dos 400 mil euros para os 500 mil euros e de criar um novo patamar, até aos 2 milhões de euros de ajuda, para as indústrias com maiores volumes de consumo. No entanto, segundo apurou o Negócios, as alterações não se ficam por aqui e a taxa que cobre a diferença entre os custos incorridos em 2021 e em 2022, e que atualmente é de 30%, passará para os 40%.

O objetivo do Executivo é que a medida, que foi muito criticada pela pouca abrangência que arriscava ter, possa chegar a um maior número de empresas.

O pacote de apoios tem vindo a ser trabalhado nas últimas semanas entre o Governo e a Comissão Europeia, com especial destaque para a questão energética.