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Procura de carros elétricos dispara
Fleetmagazine


Agosto ficou marcado por mais um crescimento do número de matrículas de carros 100% elétricos (BEV), ao contrário dos veículos híbridos plug-in (PHEV).

Além dos problemas da escassez de oferta, o risco dos modelos PHEV poderem vir a perder os benefícios fiscais reservados para empresas (que se encontra em debate ao nível europeu, devido ao fraco aproveitamento do recurso elétrico), pode justificar, em parte, o facto de as vendas destes carros terem reduzido 6% entre janeiro e agosto, em relação ao mesmo período de 2021.

A outra razão é que a maior procura destes modelos verifica-se nos segmentos mais elevados, nomeadamente em patamares onde os encargos beneficiam de uma redução de 50% da Tributação Autónoma, mas também onde os prazos de entrega chegam a ultrapassar os 12 meses.

Os carros elétricos estão a crescer 58,6% desde o início do ano e representam já 10% do total das matrículas de ligeiros de passageiros.

O aumento da oferta, nomeadamente nos segmentos mais populares, tem contribuído para esse crescimento, nomeadamente junto de clientes particulares.

A Tesla continua a liderar este “campeonato”, perseguida pela Peugeot, BMW, Hyundai e Mercedes-Benz, mas 2022 regista também a chegada de marcas novas à categoria dos ligeiros de passageiros 100% elétricos: Polestar e Aiways.

Destaque para o aumento deste tipo de mecânica na venda de ligeiros de mercadorias, face ao interesse de cada vez mais empresas de distribuição urbana.

(Fonte: ACAP)