Notícias



João Galamba vai ser ministro das Infraestruturas e Marina Gonçalves fica com novo Ministério da Habitação
EXPRESSO


O primeiro-ministro, António Costa, decidiu dividir em dois o Ministério das Infraestruturas e Habitação, entregando as Infraestruturas a João Galamba, atual secretário de Estado da Energia e do Ambiente,e fazendo subir Marina Gonçalves de secretária de Estado a ministra da Habitação. A alteração foi anunciada pela Presidência da República, numanotaem que Marcelo Rebelo de Sousa dá conta que aceitou a divisão do ministério que até agora era tutelado por Pedro Nuno Santos.

“O Presidente da República aceitou a proposta do Primeiro-Ministro da criação do Ministério das Infraestruturas e do Ministério da Habitação, por divisão do Ministério das Infraestruturas e da Habitação, e aceitou a proposta do Primeiro-Ministro de nomeação de João Saldanha de Azevedo Galamba, como Ministro das Infraestruturas, e de Marina Sola Gonçalves, como Ministra da Habitação”, lê-se na nota divulgada no site da Presidência da República. Já o primeiro-minsitro marcou, entretanto, uma declaração para as 18h30.

António Costa optou assim por, mais uma vez, resolver problemas no Governo com a subida de secretários de Estado a ministros. Mas também abre a porta a mais alterações no Executivo, uam vez que terá de substituir Galamba no Ambiente, onde é secretário de Estado da Energia e do Ambiente. Duarte Cordeiro, o ministro do Ambiente terá, assim, de escolher novo nome para esse cargo ou até dois novos nomes, se optar por voltar a separar Ambiente e Energia.

Nascido em Lisboa, em 1976, João Galamba é licenciado em Economia e chegou ao Parlamento em 2009. Por lá ficou, em várias funções de coordenação, até ir para o Governo em 2018 como secretário de Estado da Energia. Depois das eleições de 2019, continuou no caergo e passou a acumular Energia e Ambeinte já em março deste ano, com Duarte Cordeiro a ministro. A junção de Ambiente e Energia sob o mesmo secretário de Estado foi, aliás, uma das questões orgânicas criticadas no Governo de maioria absoluta.

Marina Gonçalves já era uma das governantes mais novas, agora passa a ser a ministra mais nova deste Governo. Nascida em Caminha em 1988 é licenciada em Direito. Exerceu pouco tempo como advogada. Em 2015, aos 27 anos, começou a trabalhar como assessora de Pedro Nuno Santos, então secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. E, antes, já desempenhava funções de assessoria no grupo parlamentar do PS.

A proximidade a Pedro Nuno Santos leva-a a chefe de gabinete, primeiro nos Assuntos Parlamentares, depois já no Ministério das Infraestruturas, onde passou a secretária de Estado da Habitação depois da saída de Ana Pinho, posição que manteve no atual executivo. Pelo meio, entre 2019 e 2020, voltou ao Parlamento como deputada e vice-presidente do grupo parlamentar do PS.

Com ademissão de Pedro Nuno Santos do Governo, na sequência da crise aberta pela divulgação da indemnização a Alexandra Reis pela saída da TAP, Marina Gonçalves também cairia do Governo, como o outro secretário de Estado, Hugo Mendes.