Notícias



Cartão de Cidadão muda já este ano: é contactless, tem “um design muito apelativo” e vem com segurança reforçada
EXPRESSO


Portugal vai lançar, já este ano, “um novo Cartão de Cidadão, com um 'design' muito apelativo e que estará, em termos de segurança e de qualidade, no pelotão da frente”. No que diz respeito ao ponto da segurança, esta será reforçada em duas frentes: tanto “para o próprio cidadão” como “para a preservação de dados”.

Desde maio de 2021 que as pessoas com mais de 25 anos podem renovar o cartão do cidadão de forma automática

Desde maio de 2021 que as pessoas com mais de 25 anos podem renovar o cartão do cidadão de forma automática

João Carlos Santos

Outra das inovações previstas na nova geração do documento de identificação é a adoção da tecnologia 'contactless' (sem contacto), semelhante ao dos cartões de débito mais recentes, pelo que o leitor de cartões - até agora necessário para a utilização de vários serviços do estado - será dispensado.

O anúncio do novo Cartão de Cidadão foi feito pelo secretário de Estado da Digitalização e Modernização Administrativa, Mário Campolargo, em entrevista à Antena 1 e ao Jornal de Negócios. Segundo Mário Campolargo, a substituição será gradual e acontecerá à medida que os cartões atuais forem caducando.

Na mesma entrevista, o secretário de Estado Digitalização e Modernização Administrativa afirmou também que não está previsto o regresso ao atendimento 100 por cento presencial em serviços públicos, continuando a funcionar com 50% de marcação prévia 'on-line' e 50% presencialmente. O governante adiantou ainda que o governo pretende abrir oito novas Lojas do Cidadão ao longo deste ano.