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Procura por experiências em Portugal mais do que duplicou face a 2019, revela estudo
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O novo estudo sobre “Tendências da Indústria de Viagens em 2023” do Mastercard Economic Institute revela que as viagens globais de lazer e negócios aumentaram 42% face a 2022. A recuperação das viagens de negócios aconteceu a partir do 2.º semestre de 2022 até início deste ano, altura em que superaram os voos de lazer, nas regiões que privilegiaram o regresso ao “escritório”.

O mesmo relatório mostra ainda que os consumidores estão a investir cada vez mais em viagens de lazer e a procurar novos destinos e experiências em todo o mundo. O crescimento das viagens de lazer mostra precisamente esta tendência e manteve uma trajetória robusta de crescimento, com um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Entre as principais conclusões do estudo “Tendências da Indústria de Viagens em 2023” do Mastercard Economic Institute está o facto de os europeus preferirem destinos turísticos próximos, com Portugal a posicionar-se no oitavo lugar enquanto destino preferido dos europeus, nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, superando os Países Baixos, a Suécia e a Irlanda. O Reino Unido e a Espanha surgem no primeiro e segundo lugar, respetivamente, e os Estados Unidos são o único país não europeu a integrar o ranking.

Outra das conclusões deste estudo revela que “os turistas continuam a dar prioridade às experiências mais exclusivas”, ao invés da compra de bens. Os turistas europeus estão a desembarcar em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural e viagens mais sustentáveis. Esta tendência deve-se, por um lado, ao regresso a algum nível de conforto pré-pandemia, mas também à influência das redes sociais.

A incerteza macroeconómica também influenciou as decisões de compra dos consumidores, por exemplo a escolha de companhias aéreas low cost para viajar. Em Portugal, a procura por experiências mais do que duplicou (151,6%) em relação a 2019, e aumentou 45,3% comparando março de 2023 com o ano anterior. Contrariamente, os gastos com a compra de bens registaram um crescimento inferior, de 68% comparando com 2019 e 35% em termos homólogos.

Segundo o relatório, a reabertura da China terá um impacto positivo no turismo de experiências. Em 2019, as viagens da China continental representaram 16% de todos os gastos globais com viagens e transporte e em março de 2023, os gastos com experiências já atingiam os 93% das que existiam em 2019.

E são vários os países que estão a beneficiar desta abertura, incluindo Portugal. Em Lisboa, os gastos dos turistas chineses com a compra de bens cresceram 57,5% em março de 2023, comparando com 2019, os gastos com experiências mais do que duplicaram (196%), considerando o mesmo período, e os gastos no segmento do Luxo aumentaram 74%.

Os viajantes valorizam, cada vez mais, toda experiência de viagem, desde o momento em que fazem a reserva dos bilhetes de avião até ao desembarque num novo destino, e as empresas que percebem isso estão mais bem posicionadas para criar relacionamentos mais duradouros e com maior valor com os seus clientes.