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Fleet Magazine
Entre 1 de janeiro e 31 de maio, praticamente metade (47,1%) do mercado de ligeiros de passageiros foi representado por veículos movidos a energias alternativas (elétricos e híbridos).
Em particular, durante este período, 15,6% dos ligeiros de passageiros novos eram carros elétricos, igualando assim a fatia correspondente aos carros híbridos, que representaram 15,8% dos pouco mais de 88 mil carros registados (88.114 unidades) nos primeiros cinco meses de 2023.
De notar a abrupta queda do diesel entre janeiro e maio (13,4% das matrículas): registou uma procura significativamente inferior, por exemplo, ao que se registounos primeiros cinco meses de 2019(39,2%).
De janeiro a maio matricularam-se menos ligeiros de passageiros do que no mesmo período de 2019 (-14,9%). No entanto, em comparação com o período homólogo de 2022, o mercado de ligeiros de passageiros novos registou um aumento de 46,4%, diz a ACAP.
Assim se comportou o mercado de ligeiros em Portugal entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2023:
Unidades % Var. 23/22 Ligeiros de passageiros 88.114 46,4% Ligeiros de mercadorias 10.545 7,4% Total de ligeiros 98.659 40,9%
Desempenho das marcas
Apresentamos abaixo a lista das marcas que matricularam mais de 1.000 ligeiros de passageiros nos primeiros cinco meses de 2023. São 20, e destas 20 apenas duas apresentaram uma variação negativa face ao período homólogo de 2022 (Citroën e Hyundai).
Matrículas de ligeiros de passageiros
Por marca
MISSING: summary MISSING: current-rows. Peugeot 9807 6995 40,2% 11,1% 11,62% Renault 7594 3881 95,7% 8,62% 6,45% Volkswagen 6148 2953 108,2% 7,0% 4,91% Dacia 6111 2758 121,6% 6,9% 4,58% BMW 5758 4178 37,8% 6,5% 6,94% Mercedes-Benz 5681 4194 35,5% 6,5% 6,97% Toyota 4755 4592 3,5% 5,4% 7,63% Seat 3930 2999 31,0% 4,5% 4,98% Citroën 3901 4246 −8,1% 4,4% 7,05% Opel 3674 2014 82,4% 4,2% 3,35% Ford 3254 1500 116,9% 3,7% 2,49% Tesla 3246 592 448,3% 3,7% 0,98% Nissan 3150 2178 44,6% 3,6% 3,62% Kia 2741 2725 0,6% 3,1% 4,53% Hyundai 2718 3199 −15,0% 3,1% 5,31% Fiat 2658 1825 45,6% 3,0% 3,03% Volvo 2018 1734 16,4% 2,3% 2,88% Audi 1978 1615 22,5% 2,2% 2,68% Skoda 1623 847 91,6% 1,8% 1,41% Mitsubishi 1001 963 3,9% 1,1% 1,60%
A Peugeot mantém a liderança no mercado nacional, sendo agora perseguida muito de perto pela Renault, que com o lançamento de carros como oMégane E-TECHe Austral, cimenta a segunda posição da tabela, com um crescimento de perto de 96% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Nota também positiva para a Volkswagen e para a Dacia, que cresceram 108,2% e 121,6% no número de matrículas entre 2022 e 2023.
A Tesla continua a sua escalada, e embora não tenha sido a marca mais matriculada em Portugal, no final de maio de 2022 a marca americana matriculou 592 unidades. Agora, entre 1 de janeiro e 31 de maio, a Tesla já matriculou 3.246 carros (um crescimento de 448,3%).
No final do primeiro trimestre deste ano, o Tesla Model Y (impulsionador deste crescimento) foi mesmo o ligeiro de passageiros mais matriculado na Europa.
De notar a abrupta queda do diesel entre janeiro e maio (13,4% das matrículas): registou uma procura significativamente inferior, por exemplo, ao que se registounos primeiros cinco meses de 2019(39,2%).
De janeiro a maio matricularam-se menos ligeiros de passageiros do que no mesmo período de 2019 (-14,9%). No entanto, em comparação com o período homólogo de 2022, o mercado de ligeiros de passageiros novos registou um aumento de 46,4%, diz a ACAP.
Assim se comportou o mercado de ligeiros em Portugal entre 1 de janeiro e 31 de maio de 2023:
Unidades | % Var. 23/22 | |
---|---|---|
Ligeiros de passageiros | 88.114 | 46,4% |
Ligeiros de mercadorias | 10.545 | 7,4% |
Total de ligeiros | 98.659 | 40,9% |
Desempenho das marcas
Apresentamos abaixo a lista das marcas que matricularam mais de 1.000 ligeiros de passageiros nos primeiros cinco meses de 2023. São 20, e destas 20 apenas duas apresentaram uma variação negativa face ao período homólogo de 2022 (Citroën e Hyundai).
Matrículas de ligeiros de passageiros
Por marca
Peugeot | 9807 | 6995 | 40,2% | 11,1% | 11,62% |
---|---|---|---|---|---|
Renault | 7594 | 3881 | 95,7% | 8,62% | 6,45% |
Volkswagen | 6148 | 2953 | 108,2% | 7,0% | 4,91% |
Dacia | 6111 | 2758 | 121,6% | 6,9% | 4,58% |
BMW | 5758 | 4178 | 37,8% | 6,5% | 6,94% |
Mercedes-Benz | 5681 | 4194 | 35,5% | 6,5% | 6,97% |
Toyota | 4755 | 4592 | 3,5% | 5,4% | 7,63% |
Seat | 3930 | 2999 | 31,0% | 4,5% | 4,98% |
Citroën | 3901 | 4246 | −8,1% | 4,4% | 7,05% |
Opel | 3674 | 2014 | 82,4% | 4,2% | 3,35% |
Ford | 3254 | 1500 | 116,9% | 3,7% | 2,49% |
Tesla | 3246 | 592 | 448,3% | 3,7% | 0,98% |
Nissan | 3150 | 2178 | 44,6% | 3,6% | 3,62% |
Kia | 2741 | 2725 | 0,6% | 3,1% | 4,53% |
Hyundai | 2718 | 3199 | −15,0% | 3,1% | 5,31% |
Fiat | 2658 | 1825 | 45,6% | 3,0% | 3,03% |
Volvo | 2018 | 1734 | 16,4% | 2,3% | 2,88% |
Audi | 1978 | 1615 | 22,5% | 2,2% | 2,68% |
Skoda | 1623 | 847 | 91,6% | 1,8% | 1,41% |
Mitsubishi | 1001 | 963 | 3,9% | 1,1% | 1,60% |
A Peugeot mantém a liderança no mercado nacional, sendo agora perseguida muito de perto pela Renault, que com o lançamento de carros como oMégane E-TECHe Austral, cimenta a segunda posição da tabela, com um crescimento de perto de 96% relativamente ao mesmo período do ano passado.
Nota também positiva para a Volkswagen e para a Dacia, que cresceram 108,2% e 121,6% no número de matrículas entre 2022 e 2023.
A Tesla continua a sua escalada, e embora não tenha sido a marca mais matriculada em Portugal, no final de maio de 2022 a marca americana matriculou 592 unidades. Agora, entre 1 de janeiro e 31 de maio, a Tesla já matriculou 3.246 carros (um crescimento de 448,3%).
No final do primeiro trimestre deste ano, o Tesla Model Y (impulsionador deste crescimento) foi mesmo o ligeiro de passageiros mais matriculado na Europa.