Notícias

tnews
A Associação Nacional dos Locadores de Veículos (ARAC) esteve reunida em Assembleia Geral, na passada quinta-feira, 1 de junho, onde discutiu medidas para impulsionar o uso de veículos elétricos e a criação de hubs de carregamento. Durante a reunião, a ARAC expressou a expectativa de incentivos para a implementação dessas medidas.
No setor de rent-a-car, a ARAC espera incentivos para a instalação de redes de postos de carregamento pelas empresas, bem como a aquisição de veículos elétricos e híbridos plug-in, através do trabalho realizado em parceria com o Fundo Ambiental e o Turismo de Portugal.
Outro ponto discutido é a criação de hubs para carregamento de veículos elétricos, devido às preocupações com as alterações climáticas e à necessidade de reduzir as emissões de CO2. A ARAC indica que irá estudar a viabilidade da construção desses hubs próximos a terminais de transporte, como aeroportos e estações ferroviárias. “A criação desses hubs dependerá da colaboração de parceiros, como as Câmaras Municipais, fornecedores de energia e empresas de limpeza de veículos”, frisa a associação.
A ARAC também pretende ter uma participação ativa junto das entidades oficiais na criação e divulgação de novos apoios financeiros para ajudar na recuperação das empresas do setor, “que foram duramente afetadas pela pandemia”, e introduzir melhorias na capacidade competitiva e produtiva das mesmas.
Além disso, a associação continuará a investir na formação profissional em 2023, oferecendo cursos especialmente direcionados para os colaboradores das empresas associadas. O objetivo, segundo comunicado, é “promover o emprego e valorizar as carreiras profissionais”, tendo em conta as especificidades do setor. Estas ações de formação profissional serão realizadas em colaboração com o Turismo de Portugal, contando com o apoio das Escolas de Formação Turística.